quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DeUs

A respeito da existência de Deus...

“... Os pensadores continuam negando Deus porque não O conhecem. Quando alguém diz: “Deus não existe”, não está sendo contra Deus. Está apenas demonstrando que é uma pessoa que pensa; nada mais. Não está contra Deus, porque para estar contra Deus é preciso conhecê-lo. Ninguém está contra; aquele que O conhece não pode estar contra Ele. Como alguém que conheceu a Deus pode estar contra Ele? É impossível. Dizer que Deus não existe demonstra apenas que a pessoa não o conhece, que tem apenas pensado sobre Ele. E pelo pensar é impossível conceber o desconhecido. Assim, o pensador O nega.
Não comece por Deus. É um falso começo. Conduz sempre ao absurdo. Toda metafísica é absurda. Você continua pensando sobre coisas a respeito das quais não se pode pensar. Continua fazendo afirmações sobre a existência, quando nenhuma afirmação pode ser feita. Só o silêncio pode afirmar algo sobre ela. Mas se você começar por si mesmo, alguma coisa científica poderá ser feita. Se começar por si mesmo, será um bom inicio.
Religião significa começar por si mesmo e metafísica significa começar por Deus. A metafísica é uma loucura – mas uma loucura com método, é claro. O louco é um metafísico sem método e o metafísico é um louco com método. Por causa da metodologia, o metafísico da a impressão de estar falando sensatamente – mas continua falando tanta insensatez!
Comece por si mesmo. Não pergunte se Deus existe; pergunte se você existe. Não pergunte se o amor e uma qualidade do divino; pergunte se o amor é uma qualidade sua, se você tem amado sempre. Não pergunte sobre a graça; pergunte se já sentiu gratidão. Porque isso está mais perto de você, está a um passo de você e é possível conhecer-se.
Comece sempre pelo inicio. Nunca pelo fim; do contrario, não haverá nenhum começo. Aquele que começa pelo inicio sempre chega ao fim, mas aquele que começa pelo fim, nem mesmo alcança o início. Começar pelo fim e impossível: a pessoa continua sempre em círculos.
Não permita que Deus seja uma noção metafísica; pelo contrario, sinta-O como uma experiência religiosa. Volte-se para dentro. Ele está sempre aí esperando por você. Mas é preciso fazer algo por si mesmo. Esse fazer é meditação, esse fazer é ioga.
Faca algo por si mesmo. Tal como é, você está fechado; tal como é, está morto. Tal como é, não pode estar em dialogo com o divino, com a existência. Assim, transforme a si mesmo: abra algumas portas; abra algum espaço, mesmo que seja à força; faça algumas janelas. Salte para fora de sua mente, de seu passado. Então, não apenas conhecerá o divino, mas o viverá. Viverá com a graça do divino, viverá com o amor do divino. Será parte dele. Será exatamente como uma onda dele. E só quando você se tornar uma onda dele, uma onda do divino, é que a autentica divindade estará presente. ...”
Livro: Eu Sou a Porta – o sentido da iniciação e do aprendizado. Bhagwan Sheree Rajneesh; Ed. Pensamento, 1975. Pgs 82 e 83.

7 comentários:

  1. ...Começar pelo início...
    quem começa pelo início???
    hahahahah
    jane

    ResponderExcluir
  2. É, sentir dentro do coração, sentir mesmo, não uma mera emoção ou um reconhecimento científico ou metafísico... agradeço à Deus por poder sentir isso...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Deus é a nossa verdadeira natureza da qual estamos afastados quando identificados com a mente, afaste a mente e só restará Deus...

    ResponderExcluir
  4. Zé Marcio, Wall gosta de pensar..., mas nós também, uai!!!! Pensar cria 2 coisas: o pensaDOR E O OBJETO PENSADO. O ideal é que as coisas sejam vistas em sua total realidade, neste caso não haverá 'pensador', nem 'objeto pensado', mas um objeto real que será 'realmente' visto por quem olha.

    Estou impressionado pela sua colocação: sobre 'conhecer Deus', a loucura metódica da metafísica, começar por si mesmo..., não por Deus... Sinceramente, estou tãão feliz por tê-lo encontrado!!!! Careço de cabeças assim! Quer dizer: cabeças e corações assim, né! No momento estou com a cabeça e o coração da Wall, estou meio que apaixonado por ela: pelo seu jeito, suas palavras, sua sensibilidade.
    Acho que uma das particularidades de quem se procura é achar outras pessoas também, aí, a gente começa a se apaixonar por outras pessoas. Cabe todo mundo nesta paixão.
    Prazer em tê-lo encontrado, vc 'pensa' corretamente.

    ResponderExcluir
  5. Uau Zé, arrumou mais um a pra tua lsta heim!

    ResponderExcluir
  6. Tou mais calmo. :)
    Mas continuo gostando de vcs dois da mesma forma.

    ResponderExcluir
  7. Olá, dizem por aí que as aves de mesma plumagem vivem se esbarrando. Acredito nisso também. Mas o texto foi extraido do livro que citei abaixo, como não tenho o dom da Wall, de quem tbém gosto muito, de escrever, copio e compartilho. abs.

    ResponderExcluir

Expresse aqui o que percebeu...

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Um andante, um aprendiz, um ignorante, um passageiro, ou qualquer outra coisa, acho que isto não importa.

Seguidores