segunda-feira, 19 de outubro de 2009

o sol é novo a cada dia

... o sol é novo a cada dia, a fome é nova a cada dia, o amor é novo a cada dia, a vida é nova a cada dia... heráclito
E COMO VOCÊ PODE CONHECER UMA PESSOA?
Uma pessoa é livre. Muda a cada momento. Se você não pode pisar duas vezes num mesmo rio, como pode encontrar a mesma pessoa novamente? Se até mesmo os rios são tão mutáveis, a consciência, a corrente da consciência, não pode envelhecer. Se você puser a mente de lado, se não olhar com velhos olhos, então a sua esposa será nova. Cada gesto será novo. Há então uma excitação constante e contínua em sua vida, uma contínua vivacidade.
Hoje você sentirá fome - essa fome é nova. E hoje novamente, quando vc comer, essa comida será nova - porque nada pode ficar velho na existência. A existência não tem passado. O passado faz parte da mente. A existência está sempre no presente, é nova, fresca, sempre se movendo, uma força dinâmica, um movimento dialético, é como o fluxo de um rio.
Se vc conseguir perceber isso, então nunca ficará entediado. E o tédio é o maior mal - mata profundamente, é um veneno lento. Aos poucos vc vai ficando tão entediado que se torna um peso morto para si mesmo. então toda a poesia desaparece. nenhuma flor desabrocha e nenhum pássaro canta. vc já está enterrado, já está sob o seu túmulo.
(OSHO - A Harmonia Oculta)

3 comentários:

  1. expresse, conta aí pra gente como é que é...
    a existência não tem passado. não tem passado, o passado faz parte da mente.
    se você conseguir perceber isso, poderá ser e deixar de falar sobre como poderia ter sido..

    ResponderExcluir
  2. Oi Zé. Achei muito profundo o texto O sol é novo a cada dia.
    Fez me lembrar do meu eterno professor e aprendiz Shotaro Shimada.
    E por sinal, tenho acordado uns 15 min. antes de levantar e fico deitada apenas apreciando o dia clarear. E percebendo que mesmo nos dias nublados o sol nasce e brilha, como diz o texto e como falava o prof.
    Adorei!!!!

    Estela

    ResponderExcluir
  3. Cara, interessante isso. Acho que você não passa exatamente pelo mesmo rio duas vezes, mas muito do rio permanece (o Rio São Francisco continua lá, não é?). Há coisas que mudam, há coisas que não mudam e a gente não consegue saber com 100% de certeza o que mudou e o que ficou igual - e isso é um processo de aprendizado: a comida não vai ser a mesma, mas não vai existir uma carne que nunca queima.
    Se a novidade se tornar monotonamente nova, também vai dar um tédio...

    Abraço
    T

    ResponderExcluir

Expresse aqui o que percebeu...

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Um andante, um aprendiz, um ignorante, um passageiro, ou qualquer outra coisa, acho que isto não importa.

Seguidores